Quer saber quanto tempo uma pessoa leva para aprender a desenhar? A habilidade não é algo inato e que não pode ser aperfeiçoado!
Ao contrário disso, você pode se tornar um grande desenhista com dedicação e o mentor correto.
Afinal, é possível aprender a desenhar sem ter “nascido com o dom” que algumas pessoas parecem exibir.
E é justamente por isso que eu trouxe mais detalhes sobre quanto tempo você vai precisar dedicar para se desenvolver.
Confira a seguir dicas sobre quantas horas dedicar por dia para desenhar, quanto tempo dura um curso de desenho e outros esclarecimentos que fazem a diferença para iniciar a sua jornada com total clareza.
É preciso ter dom para desenhar?
Não! E já te adianto: essa é a ilusão e a desculpa que muitas pessoas criam para si mesmas quando não conseguem desenhar mesmo que vejam um tutorial.
Parece que algumas pessoas simplesmente nascem com o dom de desenhar, conseguem reproduzir no papel tudo aquilo que estão vendo.
Mas na verdade, o que você não sabe é a quantidade de horas que essas pessoas dedicaram por dia para aprender e aperfeiçoar cada traço.
A boa notícia para você que sonha em desenhar bem é que é possível! Desenhar é uma habilidade que toda pessoa consegue desenvolver ao longo dos anos.
Toda pessoa aprende a desenhar e melhora os traços conforme prática. Não é algo que você pode se sentir frustrado e abandonar.
Eu mesmo, aprendi na prática e fui desenvolvendo meus traços com o passar dos anos. Veja um dos meus desenhos antigos:

Perceba que com o passar dos anos, o traço mudou muito e foi sendo aperfeiçoado, justamente por causa da prática.
Observe um desenho feito anos depois:

Isso só prova que o aprendizado de desenho é uma habilidade que toda pessoa consegue desenvolver com dedicação.
E se você quer aprender e aperfeiçoar sua jornada no desenho, confira mais a seguir como fazê-lo.
Saber desenhar é uma habilidade treinável, que fará com que você possa exercitar sua criatividade e relaxar passando o tempo livre da melhor forma possível.
Por que desenhar é tão difícil para os iniciantes?
Essa é uma dúvida comum de todos que estão buscando aperfeiçoar os próprios desenhos. E a questão é repertório, prática e paciência.
Quando se é iniciante, é natural não entender tanto de proporção, ter dificuldade de idealizar o que desenhar, não saber ao certo quais materiais utilizar e por aí vai.
O que revela a necessidade de praticar, para que possa aperfeiçoar continuamente a sua jornada, tornando o processo mais natural aos poucos.
Afinal, quando você tem intimidade com o lápis e papel, tem maior facilidade de transmitir suas ideias a partir do desenho.
Mesmo que não pareça algo prático, natural ou fácil, vale a pena pegar a folha e aprender a desenhar passo a passo. Seja qual for o desenho, praticando você terá um ganho de perspectiva muito importante para evoluir na técnica.
Aqueles que se sentem frustrados e desistem por não alcançarem o resultado esperado no primeiro desenho, tendem a ficar estagnados em suas habilidades.
Tudo aquilo que você nunca treinou naturalmente será difícil, aprender a desenhar é tão difícil quanto aprender um novo idioma, mas você consegue!
Quantas horas por dia devo desenhar?

É natural ter pressa para iniciar a jornada e ter bons resultados. Afinal, toda pessoa que quer muito algo, quer para o quanto antes.
Contudo, quem busca saber quanto tempo uma pessoa leva para aprender a desenhar precisa se conformar com a resposta “depende”.
Algumas pessoas nutrem habilidade natural em relação à proporção e organização espacial das informações. Enquanto outras são mais habilidosas em outras áreas.
Assim como, algumas pessoas são criativas, conseguem se comunicar e outras são mais tímidas e quietas.
O que estou querendo te dizer é que o “depende” está intimamente ligado ao seu ponto de partida.
Por isso, vale a pena reservar ao menos 30 minutos do dia para desenhar todos os dias.
De modo que, possa assistir tutoriais e utilizar seus conhecimentos para melhorar continuamente os traços em cada desenho.
É importante praticar com regularidade, justamente para que possa aprender a melhorar os traços e também consiga aperfeiçoar a pintura.
Se você não tem muitas horas para se dedicar ao desenho por dia, não há problema.
Mas se diariamente você consome conteúdos sobre desenho, faz alguns traços e se conecta com o universo de seu interesse, maiores são as chances de se tornar um excelente desenhista.
É possível aprender a desenhar depois de adulto?

Sim! Desenhar não é uma exclusividade de crianças. Na realidade, é possível aprender a desenhar a qualquer momento da sua vida.
Inclusive, aprender a desenhar é uma opção interessante de atividade lúdica para incluir em sua rotina.
Afinal, profissionais de todos os setores tendem a sentir estresse ao longo da carreira.
E a maior parte das pessoas usa as redes sociais para relaxar e passar o tempo livre.
Quando poderiam dedicar esse tempo para outras atividades sem tela, como a pintura, desenho, leitura, que são atividades relaxantes.
Dessa forma, é possível relaxar, lidar com o estresse e desenvolver uma habilidade que sempre quis.
Lembra-se do sucesso dos bobbie goods? Isso tem relação justamente com o excelente resultado que o processo de pintura proporciona.
Afinal, é possível relaxar, focar em algo criativo e proporcionar um momento agradável.
Portanto, se você quer aprender a desenhar, saiba que não há idade para isso.
Você pode começar hoje mesmo a fazer um curso de desenho, para que possa desenvolver suas habilidades e consiga começar a desenhar conforme sempre sonhou.

Aprender a desenhar proporciona benefícios cognitivos

É interessante perceber que aprender a desenhar depois de adulto vai muito além de desenvolver uma habilidade artística.
Afinal, é um exercício poderoso para o cérebro e que estimula a concentração, memória, percepção visual e a capacidade de resolver problemas.
A jornada desenhando estimula a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões ao aprender algo.
Quando uma pessoa está aprendendo a desenhar, é possível ver, interpretar e reproduzir o mundo de forma diferente.
Outro ponto relevante é que o processo de aprender a desenhar estimula a coordenação motora fina, percepção espacial e memória visual.
Aspectos que são interessantes até mesmo para idosos. Afinal, são pessoas com tempo livre e que precisam de atividades que sejam saudáveis para a mente.
Aprendendo a desenhar a pessoa também melhora a sua atenção aos detalhes, treinando o olhar para observar o que antes passava despercebido.
Como é o caso da luz, sombra, textura, proporção e distância, por exemplo.
Aproveite que agora você já sabe que aprender a desenhar é excelente para a saúde mental e proporciona vários benefícios e comece o quanto antes!
Quantos anos dura um curso de desenho?

É interessante saber que um curso de desenho não precisa necessariamente ser longo para que seja eficiente.
Ao longo do curso, são treinados vários fatores como observação, proporção, perspectiva, luz e sombra, anatomia e estilo próprio.
Aspectos que contribuem para que o estudante de desenho possa aprender aos poucos de forma progressiva.
Um bom curso não precisa obrigatoriamente ser longo para que o aluno possa se desenvolver ao longo da formação.
O aprendizado de um curso de desenho não é linear. Por isso mesmo, é possível absorver com mais facilidade a capacidade de usar luz e sombra no desenho e ter mais dificuldade com proporção.
Contudo, é importante observar que aqueles cursos que são online tendem a proporcionar uma excelente oportunidade de ver e rever o conteúdo.
Aspecto que faz a diferença para que o aluno possa treinar e assistir várias vezes o conteúdo, contribuindo para que desenvolva cada técnica transmitida ao longo do curso.
Quer fazer um curso rápido e completo? Aproveite o Como Desenhar do Thiago Spyked que é um curso completo, que te ajuda a dominar as técnicas necessárias para que possa transmitir tudo aquilo que pensa em seus desenhos.
Evite ficar comparando os seus desenhos com os de outras pessoas

Um erro muito comum de quem está começando a desenhar é comparar os desenhos com os de amigos, pessoas conhecidas e até colegas de curso. E é por isso que a pessoa tende a ficar estagnada e se sentir frustrada.
Afinal, é impossível comparar de forma justa. E isso faz com que você fique muito mais desmotivado que feliz com a sua evolução.
A dica para não cometer esse erro é bastante simples: coloque a data no verso de seu desenho.
Dessa forma, você poderá identificar a sua evolução, aspecto que faz toda a diferença para que possa perceber se os seus traços estão melhorando ou se você está estagnado em seu processo.
Se você desenha todos os dias, não compare um desenho com o do dia anterior! Na prática, você deve esperar ao menos 15 a 30 dias para comparar os desenhos.
Uma vez que, essa comparação será mais realista em relação à progressão de sua técnica. Enquanto aquele que fica se comparando o tempo todo desiste, justamente por não ver progressão nítida.
Quer começar a desenhar o quanto antes? Invista no Como Desenhar do Thiago Spyked que é um curso completo e vai te ajudar.

Deixe um comentário